Caso Concreto Resolvido Semana 5 Fundamento das Ciências Sociais Estácio de Sá

Para acessar o caso concreto da semana 4, clique aqui.

Veja abaixo a resolução do caso concreto da semana 5 da matéria fundamento das ciências sociais.

Para ver todos os casos concretos da matéria, clique nesse link.


Caso Concreto Semana 05 - Fundamento das Ciências Sociais


Questão Discursiva

Considerei a existia de Deus e decidi que há uma boa chance de que ele exista. Se ele realmente existir, deve estar trabalhando em um plano. Portanto, se devo servir a Deus, preciso descobrir o plano e fazer o melhor possível para ajudá-lo em sua execução. Como descobrir o plano? Primeiramente, procurar a raça que Deus escolheu para ser o instrumento divino da futura evolução. Inquestionável, e a raça humana… Devotarei o restante de minha vida ao propósito de Deus e a ajudá-lo a tornar o mundo inglês.” (Cecil Rhodes, colonizador britânico).
O texto acima evidencia uma forma de pensamento e uma visão de mundo dos europeus típicos do século XIX.
Indaga-se :

(i) Como eram vistas as sociedades não europeias com as quais os europeus entraram em contato a partir do neocolonialismo no século XIX ?

Eram vistas como raças inferiores, sem desenvolvimento civilizatório ou qualquer outro possível e marcada mormente pela barbárie no tratamento com os pares e pelo atraso.

(ii) Qual a forma de pensamento embasava essa visão e que papel esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado?

O pensamento que embasava a visão da época era a do Darwinismo Social, que prega a superioridade do povo europeu em relação aos demais, colonizados, justificando, desse modo, a "missão" colonizadora empregada pelos Europeus no continente americano e asiático, principalmente.

Questão de Múltipla Escolha

Selecione as afirmativas que indicam o contexto histórico, social e filosófico que possibilitou à gênese da Sociologia.

I – A Sociologia é um produto das revoluções francesa e industrial é foi uma resposta às novas situações colocadas por estas revoluções.
II – Com o desenvolvimento do industrialismo, o sistema social passou da produção de guerra para a produção das coisas úteis , através da organização da ciência e das artes.
III – O pensamento filosófico dos séculos XVII e XVIII contribuiu para popularizar os avanços científicos, sendo a Teologia a forma norteadora desse pensamento.
IV – A formação de uma sociedade que se industrializava e se urbanizou e m ritmo crescente propiciou o fortalecimento da servidão e da família patriarcal.
Assinale a alternativa correta:

a) III e IV.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) I e II
e) II e IV.



Postar um comentário

Dê sua opinião (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem