3 Perguntas Para Um TCC Excepcional | Aprenda o método TSAC e escreva seu TCC com facilidade (9)



Veja as 3 perguntas que irão fazer você escrever mais e melhor






Tirando as travas da sua mente

Antes de você fazer seu TCC certamente já ouviu que é difícil, chato e uma burocracia desnecessária. Eu ainda vejo muito isso e infelizmente isso faz com que nosso cérebro crie um bloqueio quando a inevitável hora chega: escrever seu tcc.
Com um cronograma de entrega do TCC em mãos, os alunos ficam desesperados. E aquela ideia de que escrever o TCC é difícil vai entrando ainda mais na sua mente a ponto de fazer você criar o bloqueio de escrita e fazer como muitos, deixando o inevitável momento de escrever o TCC para última hora.

O desespero

Quando isso acontece, você tem em mente que precisa escrever o TCC, que é algo que necessariamente tem que ser feito se você não quiser perder o semestre inteiro e após, no semestre seguinte, passar por isso tudo de novo.
Mas não dá vontade de escrever, não há tempo e até aquilo que você achava totalmente sem graça fica muito interessante. 
Você chega no momento da PROCRASTINAÇÃO e se você não mudar de atitude, seu futuro será a reprovação na matéria.

Mudando o rumo 

Quando se chega num nível desse, é preciso ter em mente que a mudança tem que partir de você. O TCC não é difícil de escrever nem muito menos algo chato. Ao contrário, é o momento em que você vai compilar o aprendizado que você teve ao longo de toda a sua graduação.

É difícil mesmo?

Sabe a fama do TCC ser difícil que tinha falado mais acima? Então, será que é verdade? Sendo bem sincero, o TCC pode ser bem fácil ou muito difícil e para a sua resposta, considere primeiramente a vontade que você tem de fazer o trabalho.
Para quem está desmotivado, até algo bem simples se torna arrastado, difícil demais. Mas para quem está motivado e sabe que fazer as coisas bem deve ser um hábito, o TCC certamente é algo fácil, assim como a maiorias das coisas da vida.

As 3 perguntas que irão te ajudar

Como eu já disse, algumas pessoas espalham uma má fama do TCC que ele não tem. Mas você já se perguntou por que elas fazem isso? Acredito que seja por que tiveram dificuldade no trabalho delas e dizem por aí que é difícil. Se você achar mesmo que é, trate de ter um novo olhar, pois essas pessoas podem apenas ter usado técnicas inadequadas de escrita e por isso, tiveram tanta dificuldade.

As 3 perguntas: aplicando o método de escrita TSAC

TSAC é um acrônimo para

T - tópico frasal
S - sustentação
A - argumentação
C - conclusão

Tópico Frasal

Introdução do Capítulo. Uma dica para iniciar é conceituar o tema, levantando um ponto de vista.
Faça perguntas do tipo o que é? 
Ex: o que é controle de constitucionalidade?

Sustentação

Citação direta ou indireta de uma fonte bibliográfica e que deve ter a intenção de fundamentar o que foi dito no tópico frasal.
Faça perguntas do tipo para que serve?
Ex: para que serve o controle de constitucionalidade?

Argumentação

É a parte em que você irá argumentar, defender ou criticar o que foi escrito no tópico frasal e na sustentação. 
Para isso, você tem um leque de opções para usar e defender ou criticar, mostrando os pontos fracos ou fortes do argumento. Podem ser:
  1. comparação com outros argumentos
  2. questionamentos
  3. dados históricos
  4. dados estatísticos
  5. enumeração
  6. exemplificação
  7. causa e consequência
Esses são alguns dos argumentos. Você pode ter acesso a mais exemplos aqui.

O ideal para uma boa argumentação é que você use pelo menos 2 tipos de argumentos, um em cada parágrafo.
Dependendo do tamanho do seu trabalho, você pode usar mais de 2, devendo ficar atento para o tamanho dos parágrafos, que para ficarem melhor devem não ser tão grandes.
Aqui, as perguntas que você deve fazer já são um pouco mais complexas. Perguntas do tipo qual a importância do tema, qual a relevância do tema para a sociedade... são perguntas que abrirão sua mente para escrever.

Conclusão

Esse ponto é o mais simples dos três. Você vai conectar conceito, função e a importância do que você está escrevendo. 
Nos tópicos acima respondemos às perguntas o que é, para que serve e qual a importância. Na conclusão, você vai conectar a ideia dessas três perguntas em poucos parágrafos. 

Finalizando (dica bônus)

Não deixe para escrever seu TCC na última hora. Separe um pouquinho de tempo todo dia e escreva ou se não for possível.
Para melhorar seu desempenho, quando não estiver conseguindo escrever, as palavras estiverem em falta, uma dica que funciona bem é gravar sua voz idealizando o que será escrito. 
Responda às perguntas feitas e permita-se alongar, pois poderão surgir boas ideias com isso.

A ideia desse artigo foi tirada do e-book Como Fazer um TCC - Ferramentas que aceleram a produção 23x mais rápido. Esse e-book é GRÁTIS e você baixar ele clicando no botão aqui abaixo. Aproveite!


Postar um comentário

Dê sua opinião (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem