Resposta ao caso concreto da Semana V 5 História do Direito Brasileiro Universidade Estácio de Sá

Resposta ao caso concreto da Semana V 5 História do Direito Brasileiro Universidade Estácio de Sá

Saudações pessoal, tudo bem?
Abaixo a resposta do caso concreto 5 de História do Direito Brasileiro, da Universidade Estácio de Sá.
Para ver todos os casos concretos da matéria História do Direito Brasileiro, cliquei aqui.
Lembrando que todos os nossos casos concretos são gratuitos e para que consigamos continuar fazendo isso, precisamos da sua ajuda para comentar e compartilhar esse post com mais gente. E aí, consegue nos ajudar?


Caso Concreto Semana 5 História do Direito Brasileiro


A abdicação de Dom Pedro I, em 1831, foi seguida por anos turbulentos, nos quais diferentes grupos políticos defendiam distintos projetos para os destinos da nação. Neste período que, até a coroação de Dom Pedro II, é conhecido como Período Regencial diversas revoltas eclodiram nas províncias e reivindicavam, especialmente, autonomia em relação ao poder central.
Assim, responda brevemente por que razão o Período Regencial (1831-1840) é considerado um período de transição na história da formação do Estado brasileiro.

Resposta: É considerado um período de transição pois naquele momento os regentes do Império iniciaram a transição do Brasil Imperial deixado por Dom Pedro I, com forte influência de Portugal para o Brasil Imperial dirigido por brasileiros, mais atentos aos interesses locais.
No período compreendido entre a ida de Dom Pedro I à Portugal até a maioridade de Dom Pedro II o Brasil foi dirigido por conselheiros do Imperador, que à época ainda não tinha idade para ser empossado Imperador. Para saber mais sobre esse período leia esse artigo.









Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem