Caso Concreto Resolvido Semana 7 Fundamento das Ciências Sociais Estácio de Sá

 Resposta ao caso concreto da semana 7 da matéria fundamento das ciências sociais, da Universidade Estácio de Sá.


Para acessar os casos concretos da matéria fundamento das ciências sociais, clique aqui.

Caso concreto semana 7 Fundamento das Ciências Sociais

Questão Discursiva

Émile Durkheim procurou definir o objeto de sua Sociologia. Em seguida procurou estabelecer certas distinções entre fenômenos normais e fenômenos tidos como patológicos. Nes se sentido, leia atentamente o texto abaixo e responda às questões propostas.
Amores violentos (Isto É 27/11/0)
É interminável a lista de crimes passionais que acabam em morte ou escoriações. Geralmente esses crimes são praticados “em nome do amor”, quase sempre por homens possessivos.
Às vezes esses crimes terríveis acontecem na frente dos filhos. Foi o ocorreu com a doméstica Dalila Rodrigues, 46 anos, de São José dos Campos (SP). Há 20 anos ela casou com o torneiro mecânico João Raimundo Dias. Desde o início, começou a sofrer agressões do marido. Da união, nasceu Larissa, hoje com 18 anos. Foram tantas surras que Dalila teve a visão comprometida. A doméstica fez três denúncias contra João Raimundo. Não resultaram em nada.
Hoje, ela participa de uma campanha pelo fim da violência contra mulher. O trauma está superado? “Não. Ainda tenho medo dele”, revela. A ONG Ações em Gênero, Cidadania é Desenvolvimento chama a atenção para os casos em que o homem mata como s e fosse por “lealdade” a outros homens.
”É como uma confraria, eles têm de se mostrar fortes, confirmar à dominação. “ e , os hospitais do “Sistema Único de Saúde” receberam 8464 casos de mulheres agredidas no país . Pernambuco registra um dos cenários mais alarmantes, com 193 mortes desde janeiro deste ano, mas o fenômeno é nacional e motivou a aprovação da Lei Maria da Penha, base jurídica importante para combater o crime. A lei homenageia uma cearense que sofreu duas tentativas de assassinato pelo marido, um professor universitário, nos anos 80. Na primeira vez, levou um tiro e ficou paraplégica. A segunda foi uma tentativa de eletrocussão. O marido só foi preso depois de um processo que durou 19 anos, ficando detido por apenas dois anos.

I. Qual seria para Durkheim o objeto de estudo evidenciado no texto ? Justifique dentro da postura metodológica proposta pelo autor.

Para Durkheim, conforme o texto, o objeto e estudo evidenciado seria a violência contra a mulher, eis que trata-se e um fenômeno geral, coercitivo e for da esfera individual, inclusive impondo-se à esta.

II. O fato tratado no texto é normal ou patológico? Justifique.

De acordo com o estudo e na forma do texto, trata-se de um fato social normal, eis que é recorrente e tolerado/acerto pelo indivíduo médio do grupo pesquisado.

Questão de múltipla escolha

(UEL/2009)
Um jovem que havia ingressado recentemente na Universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos , cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo sentiu as
represálias sobre o seu comportamento.
As regras que regem o comportamento e as maneiras de s e conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.
Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.
CORRETA ⇒ II. O fato social caracteriza -se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.
CORRETA ⇒ III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta -se generalizado na coletividade.
IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III são corretas. 
d) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.


A postagem foi útil?

Considere nos ajudar deixando seu comentário aqui embaixo e compartilhando essa postagem nas suas redes sociais e WhatsApp.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Assinatura Ilimitada Estratégia Concursos