Caso Concreto Resolvido Semana 1 Fundamento das Ciências Sociais Estácio de Sá

Veja abaixo a resolução do caso concreto da semana 1 da matéria Fundamento das Ciências Sociais. 

Para ver todos os casos concretos da matéria, clique nesse link.

Caso Concreto Semana 01 - Fundamento das Ciências Sociais

QUESTÃO DISCURSIVA: 
Leia o diálogo a seguir.
— Hoje o sol está de rachar!
— É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
— Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor! 
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão na natureza nada se cria, tudo se transforma e a teoria heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características próprias do pensamento científico?

Resposta do Caso Concreto Semana 01 - Fundamento das Ciências Sociais:

O conhecimento do senso comum é fortemente baseado na necessidade latente do ser humano enfrentar seus problemas práticos, problemas do cotidiano e é comumente passado de geração em geração.
Dois exemplos de conhecimento do senso comum que foram refutados pela ciência são que:
  1. consumir leite e manga mata 
  2. touros se irritam com a cor vermelha 
No primeiro exemplo, está mais que provado pela ciência que a combinação de manga e lei não faz mal algum ao corpo humano.

Já no segundo caso, cientista descobriram que o touro, na verdade, não enxerga colorido, razão pela qual não há qualquer sustentação de que o animal se irrita com a cor vermelha, uma vez que ele sequer enxerga a cor vermelha.

Já o conhecimento científico é basado no método, na verificação de hipóteses, experiências, que devem chegar a conclusões gerais e objetivas do conhecimento.
Em outras palavras, o conhecimento científico segue rigoroso sistema de verificação das suas informações para que as conclusões tiradas dos estudos sejam as mais confiáveis possíveis.

A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão na natureza nada se cria, tudo se transforma e a teoria heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico evidenciam a presença do conhecimento científico, eis que para que as teorias dos referidos autores fossem conhecidas, antes os mesmos realizaram rigoroso processo para que fosse, enfim, conclusas as informações de suas teorias mundialmente famosas.

Questão de Múltipla Escolha

A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton , lei da conservação da massa de Lavoisier, popularizada na expressão, na natureza nada se cria, tudo se transforma e a teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade
b) Generalidade e sacralidade
c) Generalidade e subjetividade
d) Subjetividade e neutralidade
e) Generalidade e objetividade






1 Comentários

Postar um comentário

Dê sua opinião

Postagem Anterior Próxima Postagem