O que faz um bacharel em Direito? Pode advogar?

É bem recorrente a pergunta sobre esse tema, afinal, o bacharel de direito já concluiu a faculdade de direito e assim como em outras graduações, a conclusão do curso já prepara a pessoa para exercer a profissão.
Mas e na faculdade de direito, ele pode já exercer a profissão ? Veremos a seguir.

Bacharel em direito pode advogar?

A resposta é não! Se a pessoa tem apenas o bacharelado, ela não pode advogar. 
Aqui no Brasil, por força da lei 8.906/1994 ou como é mais conhecida, o Estatuto da OAB, para que uma pessoa seja advogada  é necessário, além do bacharelado em Direito, a aprovação no Exame de Ordem da OAB, além de outros requisitos.
Por isso, se a pessoa acaba a faculdade de direito mas não passa na prova da OAB, ela não pode exercer a advocacia.

O que um bacharel em Direito pode fazer?

O bacharel em Direito pode atuar administrativamente, auxiliando advogados em serviços de escritório bem como por conta própria, quando couber a representação.
Geralmente, esses profissionais trabalham como assistentes jurídicos em escritórios, recebendo salários compatíveis com profissionais do setor administrativo.
O bacharel em direito pode atuar também como professor universitário em faculdades de direito.
E por fim, o bacharel pode ser servidor público e aqui cabe destacar que as possibilidades vão desde cargos de nível médio até o de Juiz de Direito.
Alguns concursos para Juiz de Direito, promotor de Justiça, Procurador, Delegado e etc. exigem apenas o diploma de Bacharel em Direito como requisito, além da aprovação no concurso, de modo que é perfeitamente possível tal hipótese ocorrer.

Bacharel em Direito sem OAB

É muito comum a pergunta em fóruns e nos corredores das faculdades quanto ao mercado para os profissionais que concluem a graduação em direito mas que por diversos motivos não conseguem passar no Exame de Ordem da OAB.
Há mercado, contudo, as possibilidades ficam bem mais restritas.
Se você é aluno de direito e está pensando em começar a faculdade ou já começou, fique atento à prova da OAB, para que o esforço de 5 anos não seja em vão.


Se esse post te ajudou de algum modo, considere nos seguir no Instagram @alunodireitobr e compartilhar esse post com seu amigo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Assinatura Ilimitada Estratégia Concursos