Caso concreto semana 05 Impugnação à execução Prática Simulada IV (cível) Estácio de Sá

Veja abaixo o modelo de resposta ao caso concreto da semana 05, da matéria prática simulada iv, da Estácio. 
Para baixar o arquivo editável, clique no link ao final da página. 


caso concreto da semana 05 prática simulada iv




EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 30ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO PAULO – SP



Proc. Nº “...”



                ZÍLIO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da cédula de identidade nº “...”, inscrito no CPF sob o nº “...”, residente e domiciliado na Rua “...”, bairro “...”, cidade “...”, Estado “...”, vem, por intermédio do seu advogado regularmente constituído (procuração aneza), para intepor




IMPUGNAÇÃO À EXECUÇÃO




Pelo rito especial, com fulcro no art. 525 e seguinte do CPC, em face de DEUSTÊMIO, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

I – PRELIMINARMENTE
1.1   – DA INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA DO JUÍZO
               
                A presente execução foi proposta no foro desta vara, que é competente para diversas outras, mas não para esta.
                Vejamos: o art. 109, X da Constituição Federal bem apregoa que a sentença estrangeira será processada e julgada pelo juízo federal. A Constituição impõe o comando notadamente em razão da matéria, eminentemente de interesse federal.
                Logo, por tratar-se o objeto deste processo de execução de sentença estrangeira, deveria ter sido distribuída a ação para um dos juízos federais e não para um estadual, de modo que se evidencia a incompetência absoluta deste juízo para processar e julgar esta causa.
                Por fim, o preceito Constitucional foi ratificado no Código de Processo Civil no seu art. 301 e art. 113, § 2º, que de igual modo são claros em reconhecer a incompetência da justiça estadual para processamento e julgamento de sentença estrangeira.

II – DOS FATOS

                Trata-se de execução movida em face do Autor após homologação de sentença estrangeira.
                O Autor pretende a execução nesta vara, nos exatos termos da sentença para que o Réu seja executado e tenha que efetuar a satisfação do crédito requerido bem como na penha de um veículo.
                No entanto, tal execução não merece prosperar.

III – DOS FUNDAMENTOS
3.1 – DO EQUÍVOCO QUANTO AO OBJETO DA PENHORA

                Conforme se observa no demonstrativo apresentado pelo impugnado, o veículo ao qual o mesmo pretende executar não é de propriedade do impugnante, tratando-se de veículo de propriedade da empresa onde o impugnante trabalha.
                Desse modo, em sendo o objeto da penha de propriedade de outrem que não o executado, não merece prosperar nessa parte na medida em que terceiro de boa-fé que não mantém qualquer relação com o processo não pode sofrer ônus da execução.
                Dessa forma, conforme o art. 475, III do CPC, ante o equívoco do exequente, a penha deve ser desfeita e o bem não executado, visto que não é de propriedade do executado.
                Nesse sentido, a jurisprudência pátria vem reiterando o entendimento da impossibilidade de penhora nesses casos. Vejamos:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. IMPENHORABILIDADE DO INSTRUMENTO DE TRABALHO.
O fato de o executado ser aposentado e complementar sua renda com o trabalho no táxi, não retira a impenhorabilidade do instrumento de trabalho, pois sabido que os proventos de aposentadoria, não raras as vezes, são insuficientes para cobrir as necessidades do aposentado. Caso em que vai mantida a decisão que julgou procedente a impugnação ao cumprimento de sentença. NEGARAM PROVIMENTO.
(Agravo de Instrumento Nº 70055668396, Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Rui Portanova, Julgado em 05/09/2013)



3.2 – DO EXCESSO DE EXECUÇÃO

                Observando a planilha de cálculos apresentada em juízo e a sentença que ora se executa, é notório que houve equívoco quanto ao valor que se pretende executar, visto que o valor executado diverge para maior do que o constante na sentença homologada.
                Desse modo, na forma do art. 475, alínea M do CPC, a execução encontra-se incorreta, razão pela qual o executado anexa junta à esta a planilha com os cálculos nos seus exatos valores devidos.

3.3 – DA ATRIBUIÇÃO DE EFEITO SUSPENSIVO

                Ante aos fundamentos acima exposados e conforme a dicção do art. 475, alínea M do CPC, é notório a necessidade de atribuição de efeito suspensivo da execução quanto ao automóvel, visto que este notadamente não é objeto legítimo à figurar na presente execução bem como se trata de bem utilizado na atividade profissional do impugnante, sendo seu único meio de obter renda.
                Certo é que a penha do automóvel poderá causar danos de incerta ou difícil reparação, razão pela qual pugna-se pelo deferimento do efeito suspensivo quanto à penhora do veículo.
                Nesse sentido, Luiz Rodrigues Wambier e Maria Teresa Arruda Alvim afirmam que “uma vez suspensa a execução, permite-se ao juiz somente ordenar providências cautelares urgentes.” [1]

IV – DA GARANTIA AO JUÍZO
               
                                Certo é que a garantia ao juízo dos valores da execução é um dos requisitos de admissibilidade da presente impugnação.
                               Em que pese a planilha apresenta pelo impugnado esteja incorreta e na forma do art. 475, alínea J, § 1º do CPC, o impugnante garante ao juízo os valores devidos, conforme documentos anexos.

V – DOS PEDIDOS
                Ante o exposto, requer-se:
1)      Que seja acolhida a preliminar de incompetência absoluta deste juízo e posterior remessa dos autos ao juízo competente;
2)      Que a presente impugnação seja recebida com efeito suspensivo;
3)      A intimação do impugnado;
4)      No mérito, que seja reconhecida incorreta a penha quanto ao veículo e o excesso de execução, com desconstituição da penha e modificação do valor da causa;
5)      A condenação do impugnado ao ônus da sucumbência;

VI – DAS PROVAS

                O impugnante demonstrará os fatos alegados através da prova documental anexa à presente.

Nos termos em que pede deferimento.

São Paulo, data
OAB /UF
Assinatura


               

             

  
               


[1] WAMBIER, Luiz Rodrigues e WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Breves Comentários à Nova Sistemática Processo Civil 2. Editora: Revista dos Tribunais. SP, 2006.





Postar um comentário

Dê sua opinião (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem