Ministro Dias Toffoli é eleito presidente do STF



Hoje, dia 08 agosto o Plenário do Supremo Tribunal Federal elegeu o ministro Dias Toffoli para a presidência daquela corte no biênio 2018-2020. O vice será o ministro Luiz Fux.

Toffoli foi eleito por 10 votos a 1, sendo a tradição de que nenhum ministro vota em si mesmo. O ministro assumirá a presidência em setembro e substituirá a então presidente, Ministra Cármen Lúcia, que ocupa o cargo desde 2016.

Os ministro da suprema corte sempre são escolhidos pelo critério da antiguidade, ou seja, é sempre o ministro mais antigo que nunca exerceu o cargo que o ocupará.

Na esteira da tradição do STF, após a presidência de Toffoli o minstro Fux assumirá a presidência e terá como vice a Ministra Rosa Weber.

Toffoli assumirá a presidência da suprema corte brasileira sob protestos de grupos que tentam barrar sua posse.

Segundo informações, o ministro já há algumas semanas trabalha internamente para reunir informações e pessoas para o planejamento de sua gestão, que serão mormente a mudança de algumas regras internas da Cortes e a busca por uma melhor relação do STF com outros poderes.

O ministro presidente do STF também preside o Conselho Nacional de Justiça - CNJ. É esperado durante a presidência de Toffoli que sejam ventiladas questões que não foram tratadas pela Minstra Cármen Lúcia, como exemplo, o processo que discute a conduta do Juiz Federal Sérgio Moro quando da divulgação de conversas telefônicas entre a então presidente Dilma Roussef e o ex-presidente Lula.



Cursos Indicados pelo AD






TCC em blocos - Guia da Monografia






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Assinatura Ilimitada Estratégia Concursos